Páginas

sexta-feira, 1 de março de 2013

Contos Infantis


Compreendendo a importância da representação simbólica e a resignificação do imaginário da criança, trabalhar contos infantis se torna fundamental no desenvolvimento sociocultural da criança e na construção da sua aprendizagem, proporcionando aos sujeitos um caminho interessante para novas descobertas e compreensão de mundo e da sociedade, diante de um de processo lúdico, contribuindo para o desenvolvimento das habilidades da criança, associadas à imaginação e a produção da hipótese da mesma. Como muito bem esclarece Bettelheim:


Enquanto diverte a criança, o conto de fadas a esclarece sobre si mesma, e favorece o desenvolvimento de sua personalidade. Oferece significado em tantos níveis diferentes, e enriquece a existência da criança de tantos modos que nenhum livro pode fazer justiça à multidão e diversidade de contribuições que esses contos dão à vida da criança. (BETTELHEIM, 2004, p. 20).

 
 
Ressaltando que a representação simbólica e a linguagem dentro da imaginação da criança devem ser valorizadas dentro desse contexto de aprendizagem, os contos de fadas representam uma abordagem significativa e fundamental no desenvolvimento cognitivo e psicossocial da criança, pois elas trazem em seus contextos temas que estimulam a criatividade, imaginação, a brincadeira, a leitura e a linguagem da criança.

 

7 comentários:

  1. É de suma importância esta proposta pedagógica acredito que possa proporcionar as crianças um contato maior com os Contos Infantis, estimulando assim, a ouvirem, narrarem, falarem, contarem, brincarem com suas histórias preferidas, possibilitando-as a construir suas relações favorecendo seu desenvolvimento integral, por meio das atividades de linguagem oral e escrita, movimento e imaginação.

    ResponderExcluir
  2. Muito importante sua reflexão Jessica, e contribuo com uma reflexão... Trabalhar com contos infantis é uma oportunidade ótima de fortalecer valores nas crianças, valorizar a cultura, desenvolver nelas o reconto e as expressões de toda a espécie. Por isso mesmo, é necessário que os professores tenham um planejamento, um objetivo, bem definido de por quê trabalhar tal conto, e saber selecionar muito bem o que qual o melhor para socializar com crianças, pois quando elas escutam um conto, costumam interiorizar o que ouvem...

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. O trabalho com os contos infantis abre um leque muito vasto de possibilidades, pois este permite o desenvolvimento da leitura, imaginação, criatividade e contribue na formação pessoal do ser.

    ResponderExcluir
  5. Durante meu estágio supervisionado tive o prazer de trabalhar com os contos infantis e realmente foi possível perceber as inúmeras possibilidades de discutir e aplicar atividades relacionadas a esse mundo tão fantástico que são os contos infantis.

    ResponderExcluir
  6. ei jessica, ter uma proposta pedagogica com contos é uma maneira grandiosa para ser abordado, amei a sua proposta

    ResponderExcluir
  7. os contos infantis esta presente na vida de todo educador que trabalha com educação infantil, pois facilita o ensino e também a aprendizagem das crianças. Parabéns Jéssica você escolheu um ótimo tema para o blog!

    ResponderExcluir